A Secretaria Regional de Educação e Cultura, através da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) e da Biblioteca de Culturas Estrangeiras, em parceria com o Centro de Competências Artes e Humanidades, Área de Estudos Alemães da Universidade da Madeira está a desenvolver o segundo ciclo de conferências do projecto «Encontros entre Culturas».
No âmbito do mesmo Projecto está agendado uma conferência intitulada "A cultura alemã na perspectiva de Antero de Quental, Fernando Pessoa e Aquilino Ribeiro", proferida pelo Professor Doutor Steffen Dix, investigador do Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa, que terá lugar no dia 02 de Junho, pelas 14:30 horas na Sala do Senado da Universidade da Madeira, piso-2, Campus da Penteada.
A conferência será em língua portuguesa, e tem como objectivo divulgar a presença da cultura alemã e os seus relacionamento com a cultura de expressão portuguesa, focando nesta sessão três escritores portugueses, sendo dedicada a Alunos e Professores do Ensino Superior, Alunos e Professores do Ensino Secundário, a Jornalistas e a todo o público interessado.
Conteúdos da conferência:
Ao longo dos últimos séculos, Portugal recebeu tradicionalmente a maior parte das suas influências culturais de Inglaterra e França. Contudo, a terceira grande e mais importante influência cultural chegou da Alemanha, tendo em conta que alguns escritores portugueses, sobretudo no final do século XIX e no princípio do século XX, mostraram uma simpatia crescente perante a cultura, a literatura e o pensamento alemão. Neste grupo, alguns dos nomes mais conhecidos são Antero de Quental, Fernando Pessoa e Aquilino Ribeiro, embora os três tenham aproximações à Alemanha bastante diferentes.
Conquanto a relação de Pessoa com Alemanha seja bastante mais ambígua do que a de Antero, os dois mostraram geralmente uma afinidade muito existencial ou filosófica com a cultura alemã, o que se revela, por exemplo, na sua abordagem à figura literária de Fausto. Ao contrário desta inclinação existencial, Aquilino Ribeiro revela-se muito mais como observador atento da vida e da cultura quotidiana ou dos progressos técnicos na Alemanha.
Devido sobretudo às suas próprias viagens para Alemanha, a aproximação de Aquilino é muito mais material do que a de Antero e de Pessoa. Assim, o objectivo principal da palestra é uma breve apresentação comparativa da relação que os três mantiveram com a cultura alemã.
Dados sobre o Conferencista:
Doutor Steffen Dix
Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa
Investigador
Nacionalidade alemã; estudou nas Universidades de Tübingen, de Berlim e na Universidade Católica de Lisboa. É doutorado em Ciência Comparada das Religiões e em Filosofia pela Universidade de Tübingen com uma dissertação sobre o neo-paganismo na obra de Fernando Pessoa. É investigador pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais (Universidade de Lisboa) onde investiga a religião e a religiosidade em Portugal.
Nos seus actuais interesses de investigação salientam-se, especialmente, projectos sobre o catolicismo português (entendido como expressão sociocultural) e o recente pluralismo religioso nos centros urbanos de Portugal. As temáticas da pesquisa desenvolvida são, entre outras, o estudo das religiões entendido como uma disciplina científica; história e sociologia da religião; situação religiosa na Europa (com enfoque para o catolicismo português). Publicou sobre estas áreas científicas em várias revistas nacionais e internacionais.
Trabalha agora concretamente sobre a situação contemporânea da religião na sociedade portuguesa, ou seja sobre a relação entre catolicismo/igreja católica e secularização/modernidade. Para além disso desenvolve estudos sobre a crescente diversidade religiosa nos centros urbanos de Portugal, ou seja a interacção entre a sociedade portuguesa e minorias religiosas.
Um outro ponto principal das suas investigações é a obra de Fernando Pessoa. Para além de amplas traduções da obra deste modernista português já desenvolveu várias pesquisas (publicadas) sobre filosofia e fenómenos religiosos na obra pessoana. É autor e editor de vários estudos internacionais sobre o modernista português e tradutor de várias obras pessoanas das quais se destacam: Fernando Pessoa – Die Rückkehr der Götter (2006); Fernando Pessoa – Genie und Wahnsinn (2010), autor de: Heteronymie und Neopaganismus bei Fernando Pessoa (2005), e co-editor de: A Arca de Pessoa (2007).