Entrada Lista de Eventos

A Igreja Evangélica Luterana Alemã na Madeira

Calendário de Eventos help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Categories
Ver por categorias
Search
Procurar
A Igreja Evangélica Luterana Alemã na Madeira
Quarta-feira, 19 Maio 2010, 14:30

No âmbito do Projecto «Encontro entre Culturas»,  está agendada uma conferência intitulada “A Igreja Evangélica Luterana Alemã na Madeira. Uma Exposição Comparativa do Significado de Ser Evangélica na Diáspora Estrangeira”, proferida pela Dr.ª Ilse Everlien Berardo.

A conferência será em língua portuguesa, e tem como objectivo divulgar a presença das culturas alemãs no Arquipélago da Madeira e os seus relacionamentos com as culturas de expressão portuguesa, sendo dedicada a Alunos e Professores do Ensino Superior, Alunos e Professores do Ensino Secundário e a todo o público interessado.  

 

Dados sobre a conferência:

 

 A Igreja Evangélica Luterana Alemã na Madeira. Uma Exposição Comparativa do Significado de Ser Evangélica na Diáspora Estrangeira” 

O turista alemão procura a Madeira como destino de férias ou até para viver por causa do bom clima, da bela paisagem e da mentalidade hospitaleira madeirense.

Mas nas  principais festas cristãs  como o Natal, a Páscoa, Pentecostes, entre outras, muitos alemães procuram um serviço religioso no seu idioma porque o rito religioso não fala por si mas precisa de uma linguagem compreensível. 

A Fé Cristã é na sua essência comunicação e articulação da nossa confiança em Deus perante o nosso próximo. Daí a razão de frequentar no estrangeiro e nas férias o culto religioso em Alemão, mesmo sendo católico ou baptista.  

As razões religiosas estão nitidamente ligadas às culturais. Através da nossa comunidade e do nosso culto evangélico-luterano, queremos dar ao cristão de língua alemã um lar espiritual para aprofundar contemplativamente as suas férias ou a sua vida nesta ilha.   

 

Dados sobre o Conferencista:  Ilse Everlien Berardo 

 

Nascida a 28.12.1955 em Einbeck, Estado Federal da Baixa-Saxónia, Alemanha. 

Quarta criança de Karl Everlien (Engenheiro Civil) e sua esposa Henny Everlien, uma família genuinamente luterana. 

1962-1966: Escola Primária de Wenzen

1966 - 1974: Liceu de Einbeck (Abitur)1970-1974: Voluntária como ajudante catequista na paróquia luterana.

1974: Início do Curso Superior na Faculdade de Teologia Evangélica, Philipps-Universität de Marburg (incl. um ano cursado na Georg-August-Universität, em Göttingen).

1981: Defesa do grau de Licenciatura em Teologia Evangélica em Wolfenbüttel (Evangelisch-Lutherische Landeskirche zu Braunschweig) 

18 de Junho de 1982: casamento com Jorge Berardo no Funchal, mãe de 3 filhos 

1987 - Presente: início do serviço voluntário como Pastora da Igreja Evangélica Luterana Alemã no Funchal, sob tutela da Igreja Evangélica Alemã sedeada em Hannover.  

 

Dados sobre o Projecto: 

 

O projecto ENCONTROS ENTRE CULTURAS é uma parceria entre a Biblioteca de Culturas Estrangeiras – DRAC e a Área de Estudos Alemães (AEA) da Universidade da Madeira (UMa).  Este projecto pretende que a biblioteca e a Universidade sejam espaços abertos e dinâmicos, disponibilizando informação cultural permanente e actualizada e, acima de tudo, um ponto de encontro entre várias culturas.

Os objectivos Gerais dos ENCONTROS ENTRE CULTURAS passam por promover a divulgação da cultura alemã, não só a nível literário, como também a nível cultural, histórico e social; disponibilizar informação cultural permanente e actualizada; contribuir para um espaço de reflexão, diálogo e debate em torno de temáticas culturais dos países de expressão alemã e conhecer e analisar a presença das culturas alemãs no Arquipélago da Madeira e os seus relacionamentos com as culturas de expressão portuguesa, quer do ponto de vista histórico, quer actual.

Local : Sala do Senado da Universidade da Madeira, Campus da Penteada

Voltar