Entrada Conferências

Distorção ou Informação: A Opinião Pública

Erro
  • JUser::_load: Unable to load user with id: 63
Calendário de Eventos help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Categories
Ver por categorias
Search
Procurar
Distorção ou Informação: A Opinião Pública
Quarta-feira, 14 Abril 2010, 14:30

A Secretaria Regional de Educação e Cultura, através da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) e da Biblioteca de Culturas Estrangeiras, em parceria com o Centro de Competências Artes e Humanidades, Área de Estudos Alemães, da Universidade da Madeira está a desenvolver o segundo ciclo de conferências do projecto «Encontros entre Culturas».

No âmbito do mesmo Projecto está agendado uma conferência intitulada “Distorção ou Informação: A Opinião Pública”, proferida pelo Dr. Miguel Oliveira, que terá lugar no dia 14 de Abril, pelas 14:30 horas na Sala do Senado da Universidade da Madeira, piso-2, Campus da Penteada.
A conferência será em língua portuguesa, e tem como objectivo divulgar a presença da cultura alemã e os seus relacionamento com a cultura de expressão portuguesa e propor uma possível definição do conceito: “opinião pública”, examinando a importância de o cidadão ser correctamente informado a fim de melhor poder usufruir dos seus direitos, sendo dedicada a Alunos e Professores do Ensino Superior, Alunos e Professores do Ensino Secundário, a Jornalistas e a todo o público interessado.

Conteúdos da conferência

  • Propor uma possível e sintética definição do termo: “opinião pública”
  • Abordar brevemente o essencial do código de honra dos jornalistas
  • Falar e distinguir entre paparazzi e fotojornalistas
  • Falar da “revelação de fontes”
  • Questionar o que tem e não valor de notícia; qual a importância de notícias negativas
  • Sabemos nós ou os jornalistas distinguir entre realidade, opiniões ou interesses
  • O caso “Brender” e o caso do “jornal nacional de sexta-feira da TVI”, etc.

Dados sobre o Conferencista

Miguel Oliveira leccionou cursos e seminários na Universidade da Madeira, no ISAL e na Universidade de Viena; foi docente, coordenador e orientador pedagógico do Liceu de Línguas do Funchal e coordenador honorário do Fórum de Filosofia da Madeira. A partir de 2007, Oliveira desempenhou a função de conselheiro do gabinete austríaco Dialogue Among Civilizations cujo objectivo foi aproximar e fortalecer os laços de amizade entre o povo austríaco e o povo português nas áreas da educação, ciência e cultura em estreita parceria com o Vice-Governador e Ministro das Finanças da Baixa Áustria. Aos vinte e oito publicou a biografia portuguesa do Prémio Nobel Alemão Günter Grass e várias monografias científicas sobre o escritor norte-americano de ascendência lusa John Dos Passos. Em 2008 lançou a sua primeira novela em alemão (Kein Leben vor dem Tod) que em Setembro do mesmo ano seguiu para segunda edição (tendo sido usada nas aulas Deutsch als Fremdsprache e Deutsch als Zweitsprache) e ainda o volume de poesia Sem Título. É o tradutor português do romance Juventude sem Deus da autoria de Ödön von Horváth e autor da primeira biografia lírica sobre Federico García Lorca.

Dados sobre o Projecto

O projecto ENCONTROS ENTRE CULTURAS é uma parceria entre a Biblioteca de Culturas Estrangeiras – DRAC e a Área de Estudos Alemães (AEA) da Universidade da Madeira (UMa) Com este projecto pretendemos que a biblioteca e a Universidade sejam espaços abertos e dinâmicos, disponibilizando informação cultural permanente e actualizada e, acima de tudo, um ponto de encontro entre várias culturas.
A ideia para este projecto surgiu com a noção de Interculturalidade que tanto se debateu em 2008. Sendo a Alemanha e outros países de expressão alemã representados pela Biblioteca de Culturas Estrangeiras, sabendo-se da história e da existência actual de uma comunidade de expressão alemã residente na Região – além do grande número de turistas, que visitam anualmente a Região, achamos do maior interesse criar um ciclo de conferências, onde a interacção de culturas esteja presente e onde as culturas, portuguesa e alemã, possam cruzar informação.

Os objectivos Gerais dos ENCONTROS ENTRE CULTURAS passam por promover a divulgação da cultura alemã, não só a nível literário, como também a nível cultural, histórico e social; disponibilizar informação cultural permanente e actualizada; contribuir para um espaço de reflexão, diálogo e debate em torno de temáticas culturais dos países de expressão alemã e conhecer e analisar a presença das culturas alemãs no Arquipélago da Madeira e os seus relacionamentos com as culturas de expressão portuguesa, quer do ponto de vista histórico, quer actual.

 


 

Local : Sala de Senado, Piso -2, Campus da Penteada

Voltar