Entrada Lista de Eventos

Pensar: Literatura, Cutura e Arte

Events Calendar help
Flat View
See by year
Monthly View
See by month
Weekly View
See by week
Daily View
See Today
Categories
See by categories
Search
Search
Pensar: Literatura, Cutura e Arte
Thursday, 15 April 2010, 16:00 - 19:00

Kelly Basílio e Manuel Frias Martins, professores da Universidade de Lisboa, são os prelectores convidados da sessão de conferências "Pensar: Literatura, Cultura e Arte" que a Universidade da Madeira, através do Centro de Competências de Artes e Humanidades, promove no próximo dia 15 de Abril.

"Rosamundo" e "Entre Cidadania e Tolerância: O Contrato Cívico da Literatura" intitulam, respectivamente, as palestras que terão lugar no Anfiteatro 1, entre as 16h e as 19h, no Campus da Penteada.

Kelly Benoudis é Professora Associada, com Agregação, no Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde ensina Literatura e Cultura Francesas e Literatura Comparada. É igualmente investigadora em Paris, no ITEM (Institut des Textes et Manuscrits Modernes), CNRS e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde, no Centro de Estudos Comparatistas, coordena o Grupo THELEME (Interartes). Tem-se especializado em estudos sobre Zola e o naturalismo, assim como em Literatura Comparada, nomeadamente em estudos "Interartes".

Publicações: Coedição do número especial (18-20) de Ariane, Cartographies. Mélanges offerts à Maria Alzira Seixo, Lisboa, GUELF e Ed. Colibri, 2003-2005; Concerto das artes, Porto, Campo das Letras, 2007; Poesia e Arte. A Arte da Poesia. Homenagem a Manuel Gusmão (com Helena Buescu), Porto, Campo das Letras, 2008.

Manuel Frias Martins reflectirá sobre a diversidade cultural, considerando as representações temáticas de grupos sociais específicos e dos seus respectivos códigos de identidade (mulheres, homossexuais, minorias étnicas, etc.) vinculados às noções de cidadania e de tolerância.

Doutor em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa (1992), é professor da Faculdade de Letras de Lisboa e Director do Programa de Pós-graduação em Cultura e Comunicação.

É membro do Editorial Board da revista internacional Interpretations e co-fundador do European Research Project for Poetics & Hermeneutics. É crítico literário com inúmeras colaborações em jornais, revistas e programas radiofónicos, sendo actualmente Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Críticos Literários

Publicações: Matéria Negra. Uma Teoria da Literatura e da Crítica Literária (Edições Cosmos, Lisboa, 1993, 2ª ed. 1995) que recebeu o Prémio PEN Clube de Ensaio. Traduziu, entre outras obras, O Cânone Ocidental, de Harold Bloom (Círculo de Leitores/ Temas e Debates, Lisboa, 1997).

 

 

 

Back