Entrada Conferências

Pensar: Literatura, Cutura e Arte

Calendário de Eventos help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Categories
Ver por categorias
Search
Procurar
Pensar: Literatura, Cutura e Arte
Quinta-feira, 15 Abril 2010, 16:00 - 19:00

Kelly Basílio e Manuel Frias Martins, professores da Universidade de Lisboa, são os prelectores convidados da sessão de conferências "Pensar: Literatura, Cultura e Arte" que a Universidade da Madeira, através do Centro de Competências de Artes e Humanidades, promove no próximo dia 15 de Abril.

"Rosamundo" e "Entre Cidadania e Tolerância: O Contrato Cívico da Literatura" intitulam, respectivamente, as palestras que terão lugar no Anfiteatro 1, entre as 16h e as 19h, no Campus da Penteada.

Kelly Benoudis é Professora Associada, com Agregação, no Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde ensina Literatura e Cultura Francesas e Literatura Comparada. É igualmente investigadora em Paris, no ITEM (Institut des Textes et Manuscrits Modernes), CNRS e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde, no Centro de Estudos Comparatistas, coordena o Grupo THELEME (Interartes). Tem-se especializado em estudos sobre Zola e o naturalismo, assim como em Literatura Comparada, nomeadamente em estudos "Interartes".

Publicações: Coedição do número especial (18-20) de Ariane, Cartographies. Mélanges offerts à Maria Alzira Seixo, Lisboa, GUELF e Ed. Colibri, 2003-2005; Concerto das artes, Porto, Campo das Letras, 2007; Poesia e Arte. A Arte da Poesia. Homenagem a Manuel Gusmão (com Helena Buescu), Porto, Campo das Letras, 2008.

Manuel Frias Martins reflectirá sobre a diversidade cultural, considerando as representações temáticas de grupos sociais específicos e dos seus respectivos códigos de identidade (mulheres, homossexuais, minorias étnicas, etc.) vinculados às noções de cidadania e de tolerância.

Doutor em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa (1992), é professor da Faculdade de Letras de Lisboa e Director do Programa de Pós-graduação em Cultura e Comunicação.

É membro do Editorial Board da revista internacional Interpretations e co-fundador do European Research Project for Poetics & Hermeneutics. É crítico literário com inúmeras colaborações em jornais, revistas e programas radiofónicos, sendo actualmente Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Críticos Literários

Publicações: Matéria Negra. Uma Teoria da Literatura e da Crítica Literária (Edições Cosmos, Lisboa, 1993, 2ª ed. 1995) que recebeu o Prémio PEN Clube de Ensaio. Traduziu, entre outras obras, O Cânone Ocidental, de Harold Bloom (Círculo de Leitores/ Temas e Debates, Lisboa, 1997).

 

 

 

Voltar