Intervenções na parentalidade: os programas psicoeducativos como recurso de apoio à família |
|
|
|
Thursday, 22 February 2018, 14:30 - 16:00
|
|
CONFERÊNCIA INTERVENÇÕES NA PARENTALIDADE: OS PROGRAMAS PSICOEDUCATIVOS COMO RECURSO DE APOIO À FAMÍLIA
22 fevereiro – 14h30 às 16h – Sala 23 (Piso 1, Campus da Penteada) No próximo dia 22 de fevereiro, realiza-se na Universidade da Madeira (UMa), entre as 14h30 e as 16h00, a conferência “Intervenções na parentalidade: os programas psicoeducativos como recurso de apoio à família”, proferida por Ana Tomás Almeida, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorada em Estudos da Criança e coordenadora da área de especialidade em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias do Mestrado em Estudos da Criança, Ana Tomás Almeida é também autora de diversos artigos sobre o desenvolvimento e educação nos contextos familiares e escolares, com foco na parentalidade positiva e educação parental, relações entre pares em contexto escolar, bullying e cyberbullying. A conferência, a decorrer na sala 23, no piso 1 do Campus da Penteada, é organizada pelo Departamento de Psicologia da UMa e visa dar conta dos avanços feitos no campo da intervenção parental e dos desafios que se colocam para dotar os profissionais de recursos eficazes e eficientes às finalidades deste campo de intervenção. Os destinatários desta iniciativa são sobretudo alunos de Psicologia e psicólogos, bem como outros alunos e profissionais interessados na temática. A entrada é livre e todos os participantes receberão um certificado de participação. Resumo da conferência: A intervenção parental compreende um conjunto muito diversificado de modalidades de apoio e respostas às necessidades das famílias. Ao centrarmo-nos no papel dos pais e no exercício da parentalidade positiva focalizamos o objeto da nossa intervenção e pretendemos que esta se constitua num recurso de desenvolvimento de competências.
Este enfoque na parentalidade, que se quer positiva e competente, exige programas mais fundamentados teórica e empiricamente e sustentados por políticas de apoio aos pais e responsáveis pelo cuidado e educação dos mais jovens.
Nesta conferência dar-se-á conta dos avanços feitos neste campo de intervenção e dos desafios que se colocam para dotar os profissionais de recursos eficazes e eficientes às finalidades da intervenção parental. |
Location : Sala 23, piso 1 do Campus da Penteada |
Back
|