EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS – PINTURA E ESCULTURA BALADA DO ARPOADOR
17 de novembro de 2017 a 7 de janeiro de 2018 – Sala de exposições temporárias e auditório do Museu da Baleia da Madeira (Caniçal)
Balada do Arpoador é a designação de uma exposição temporária de pintura e escultura, da autoria de Gonçalo Ferreira de Gouveia, que estará patente na sala de exposições temporárias do Museu da Baleia da Madeira, no Caniçal, entre 17 de novembro de 2017 e 7 de janeiro de 2018.
Integrada nas comemorações do Dia do Mar, a exposição resulta de uma colaboração entre a Universidade da Madeira, através do autor, sendo este aí docente, e o Museu da Baleia da Madeira / Câmara Municipal de Machico. Focando-se no tema da baleação nos mares da Madeira, entre os anos quarenta e oitenta do século XX, a exposição apresenta três séries de pintura distintas, designadas: ‘Gesta’, ‘Balada’ e ‘Provérbios’, complementados por uma pequena escultura. A primeira série é constituída por um conjunto de vinte telas de pequena dimensão que focam os protagonistas da gesta da Leviatã nas suas diversas etapas; A segunda série materializa-se num políptico com cinco painéis, de maiores dimensões, que aborda as figuras do arpoador e dos intervenientes no ato fundamental da caça à baleia; O terceiro núcleo propõe a ilustração de treze provérbios, interpretados à luz das múltiplas realidades abarcadas pelo fenómeno que constituiu a baleação na Madeira.
O ato inaugural terá lugar às dezoito horas do dia 17 de novembro de 1017 ……………………………………………………………………………………………
Palestra – ‘Património Insular e Criação Literária’
Antecedendo o ato de abertura da exposição será proferida uma palestra pela Profª Doutora Luísa Paolinelli, da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, com o tema “Património Insular e Criação Literária”. A palestra, com início às dezassete horas e duração prevista de cinquenta minutos, decorrerá no auditório do Museu da Baleia e está aberta a todos os interessados.
……………………………………………………………………………………………
SOBRE GONÇALO GOUVEIA
Gonçalo Ferreira de Gouveia nasceu no Funchal em 1968. Cursou Escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa entre 1986 e 1990. Obteve o National Diploma in Fine Arts / Printmaking pelo Crawford College in Art and Design (Irl.) em 1991. Licenciou-se em Artes Plásticas / Escultura pelo Instituto Superior de Arte e Design, no Funchal em 1992. Docente do Ensino Superior Artístico desde 1993, no ISAD, ingressou na Universidade da Madeira em 1998, no então Departamento de Arte e Design. Doutorou-se em Ciências da Arte – área de Geometria Descritiva em 2006. Foi Vice-Reitor da UMa entre 2009 e 2013. Integra atualmente o Departamento de Informática e Design de Media Interativos da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias da UMa. Expõe desde 1991, destacando-se as exposições individuais de pintura integradas nos Ciclos realizados na RAM, ‘Insulana’ – em 2014 – e ‘Em Louvor d’Orfeu’ – em 2015-16, ciclos que focavam temas ligados à cultura e identidade insulares. No campo da ilustração, destacam-se o volume de poesia de imagem digital ‘Poema Circular’, e o CD-rom ‘Sensos’, em colaboração com Idalina Sardinha, em 1998 e 2004, e o volume ‘Tesouros da Ilha’, com texto de Luísa Paolinelli e coordenação científica de Cristina Trindade, em 2017.
SOBRE LUÍSA PAOLINELLI
Luísa Marinho Antunes Paolinelli é Professora Auxiliar no Centro de Competências de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, Academia na qual é docente desde 1994. Fez o Mestrado em Literatura Portuguesa (Faculdade de Letras, UL, 1995) e o doutoramento em Literatura Comparada – Literatura Portuguesa e Literatura Brasileira (UMadeira, 2004). Leciona nas áreas da Literatura Portuguesa e Brasileira, Estudos Literários e Estudos Interculturais (programas de segundo ciclo-mestrado). Tem apresentado comunicações e publicado ensaios e artigos na área das Literaturas Comparadas, dedicando-se, igualmente, à tradução de obras científicas e de poesia, tendo iniciado em 2001, na revista italiana Kamen, a edição da obra poética de diversos autores com o respetivo tratamento crítico. Membro da ACLUS (Associação de Cultura e Literaturas Lusófonas), da ALC (Associação de Literatura Comparada) e do CLEPUL (FCT) (Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa), é co-coordenadora, juntamente com a Profª. Maria José Craveiro, do Grupo de Investigação 3- Multiculturalismo e Lusofonia, e coordenadora do CLEPUL – Pólo Madeira. É responsável pela coluna semanal “Sobre livros” do semanário A Tribuna da Madeira e coordena com Carla Baptista de Freitas a rubrica do CLEPUL Rumo a Sudoeste – As Relações Portugal e Brasil no mesmo periódico. Responsável pela área da literatura no projeto "Aprender a Madeira - Dicionário Enciclopédico da Madeira" (CLEPUL, dir. José Eduardo Franco). É autora do primeiro volume da coleção “Mais Madeira - Dicionário Enciclopédico Infanto-Juvenil da Madeira” (Coord. Científ. de Cristina Trindade / Coord. Científ. da coleção de José Eduardo Franco) - “Tesouros da Ilha” - lançado em 2017. |