Entrada Conferências

Didática e Matética

Calendário de Eventos help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Categories
Ver por categorias
Search
Procurar
Didática e Matética
Sexta-feira, 31 Março 2017, 17:00
APRESENTAÇÃO
 
 
LIVRO “DIDÁTICA E MATÉTICA”
 

31 março – 17h00 – Auditório da Reitoria (Colégio dos Jesuítas)


O livro “Didática e Matética”, organizado pelas Professoras Fernanda Gouveia e Gorete Pereira, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (UMa), vai ser apresentado no próximo dia 31 de março, no Auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas.
 
A apresentação, com início marcado para as 17h, vai ser presidida pelo Vice-Reitor da UMa, Prof. Doutor Sílvio Fernandes, e vai contar com a presença do Presidente do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), Prof. Doutor Nuno Fraga, entre outras entidades.  
 
“Didática e Matética” resulta da compilação dos artigos científicos decorrentes das conferências e comunicações apresentadas no XI Colóquio do CIE-UMa, realizado nos passados dias 3 e 4 de dezembro de 2015
Ao longo de quase 300 páginas, divididas em três partes, o livro procura equilibrar o binómio ensino – aprendizagem e convocar as investigações realizadas neste domínio, configurando-se, desta forma, numa obra de referência a todos os atores educativos que se predispõem a (re)pensar a sua prática pedagógica.
 
A parte I inclui três artigos científicos alusivos a três conferências, cujas temáticas versam sobre a educação científica e as perspetivas atuais do ensino das Ciências, o papel do professor como mediador qualificado e os espaços da Matética na formação de professores da UMa.
Na parte II, é possível encontrar várias temáticas relacionadas com a relação de poder entre o currículo e a didática, com a funcionalidade do português e da matemática com crianças que apresentam NEE, assim como com a formação de professores. A aprendizagem da matemática e a robótica, o impacto da economia digitalizada, a estatística, os contextos de aprendizagem significativa das ciências naturais e a abordagem de conceitos científicos de biologia nos manuais escolares de 10º ano constituíram outras abordagens inerentes à didática. Para completar a parte II do livro, registam-se ainda questões referentes à aprendizagem e leitura de imagens na escola, à aprendizagem e desenvolvimento musical, ao binómio ensino-aprendizagem e à otimização da aprendizagem com os contributos da neuroeducação e ação do professor.
 
A parte III, alusiva à Matética, regista a ênfase atribuída à inovação pedagógica, ao design de cenários de aprendizagem para a escola do futuro, incluindo um cenário com robots, à aprendizagem situada na formação de professores e à literacia ambiental.
 
 
Local : Auditório da Reitoria, Colégio dos Jesuítas
Entrada livre

Voltar