Entrada Conferências

Didática e Matética

Events Calendar help
Flat View
See by year
Monthly View
See by month
Weekly View
See by week
Daily View
See Today
Categories
See by categories
Search
Search
Didática e Matética
Friday, 31 March 2017, 17:00
APRESENTAÇÃO
 
 
LIVRO “DIDÁTICA E MATÉTICA”
 

31 março – 17h00 – Auditório da Reitoria (Colégio dos Jesuítas)


O livro “Didática e Matética”, organizado pelas Professoras Fernanda Gouveia e Gorete Pereira, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (UMa), vai ser apresentado no próximo dia 31 de março, no Auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas.
 
A apresentação, com início marcado para as 17h, vai ser presidida pelo Vice-Reitor da UMa, Prof. Doutor Sílvio Fernandes, e vai contar com a presença do Presidente do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), Prof. Doutor Nuno Fraga, entre outras entidades.  
 
“Didática e Matética” resulta da compilação dos artigos científicos decorrentes das conferências e comunicações apresentadas no XI Colóquio do CIE-UMa, realizado nos passados dias 3 e 4 de dezembro de 2015
Ao longo de quase 300 páginas, divididas em três partes, o livro procura equilibrar o binómio ensino – aprendizagem e convocar as investigações realizadas neste domínio, configurando-se, desta forma, numa obra de referência a todos os atores educativos que se predispõem a (re)pensar a sua prática pedagógica.
 
A parte I inclui três artigos científicos alusivos a três conferências, cujas temáticas versam sobre a educação científica e as perspetivas atuais do ensino das Ciências, o papel do professor como mediador qualificado e os espaços da Matética na formação de professores da UMa.
Na parte II, é possível encontrar várias temáticas relacionadas com a relação de poder entre o currículo e a didática, com a funcionalidade do português e da matemática com crianças que apresentam NEE, assim como com a formação de professores. A aprendizagem da matemática e a robótica, o impacto da economia digitalizada, a estatística, os contextos de aprendizagem significativa das ciências naturais e a abordagem de conceitos científicos de biologia nos manuais escolares de 10º ano constituíram outras abordagens inerentes à didática. Para completar a parte II do livro, registam-se ainda questões referentes à aprendizagem e leitura de imagens na escola, à aprendizagem e desenvolvimento musical, ao binómio ensino-aprendizagem e à otimização da aprendizagem com os contributos da neuroeducação e ação do professor.
 
A parte III, alusiva à Matética, regista a ênfase atribuída à inovação pedagógica, ao design de cenários de aprendizagem para a escola do futuro, incluindo um cenário com robots, à aprendizagem situada na formação de professores e à literacia ambiental.
 
 
Location : Auditório da Reitoria, Colégio dos Jesuítas
Entrada livre

Back