APRESENTAÇÃO LIVRO “DIDÁTICA E MATÉTICA”
31 março – 17h00 – Auditório da Reitoria (Colégio dos Jesuítas)
O livro “Didática e Matética”, organizado pelas Professoras Fernanda Gouveia e Gorete Pereira, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (UMa), vai ser apresentado no próximo dia 31 de março, no Auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas. A apresentação, com início marcado para as 17h, vai ser presidida pelo Vice-Reitor da UMa, Prof. Doutor Sílvio Fernandes, e vai contar com a presença do Presidente do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), Prof. Doutor Nuno Fraga, entre outras entidades. “Didática e Matética” resulta da compilação dos artigos científicos decorrentes das conferências e comunicações apresentadas no XI Colóquio do CIE-UMa, realizado nos passados dias 3 e 4 de dezembro de 2015 Ao longo de quase 300 páginas, divididas em três partes, o livro procura equilibrar o binómio ensino – aprendizagem e convocar as investigações realizadas neste domínio, configurando-se, desta forma, numa obra de referência a todos os atores educativos que se predispõem a (re)pensar a sua prática pedagógica. A parte I inclui três artigos científicos alusivos a três conferências, cujas temáticas versam sobre a educação científica e as perspetivas atuais do ensino das Ciências, o papel do professor como mediador qualificado e os espaços da Matética na formação de professores da UMa. Na parte II, é possível encontrar várias temáticas relacionadas com a relação de poder entre o currículo e a didática, com a funcionalidade do português e da matemática com crianças que apresentam NEE, assim como com a formação de professores. A aprendizagem da matemática e a robótica, o impacto da economia digitalizada, a estatística, os contextos de aprendizagem significativa das ciências naturais e a abordagem de conceitos científicos de biologia nos manuais escolares de 10º ano constituíram outras abordagens inerentes à didática. Para completar a parte II do livro, registam-se ainda questões referentes à aprendizagem e leitura de imagens na escola, à aprendizagem e desenvolvimento musical, ao binómio ensino-aprendizagem e à otimização da aprendizagem com os contributos da neuroeducação e ação do professor. A parte III, alusiva à Matética, regista a ênfase atribuída à inovação pedagógica, ao design de cenários de aprendizagem para a escola do futuro, incluindo um cenário com robots, à aprendizagem situada na formação de professores e à literacia ambiental. |