Entrada Conferências

2ª edição da Master Classes em Física de Partículas na Universidade da Madeira

Calendário de Eventos help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Categories
Ver por categorias
Search
Procurar
2ª edição da Master Classes em Física de Partículas na Universidade da Madeira
Sábado, 25 Março 2017, 09:00 - 18:00
 2ª EDIÇÃO 
 
 
MASTER CLASSES EM FÍSICA DE PARTÍCULAS NA UNIVERSIDADE DA MADEIRA
 

25 março – 09h00 às 18h00 – Campus da Penteada
 
 

No próximo sábado, dia 25 de março, vai decorrer na Universidade da Madeira a 2ª edição da Master Classes em Física de Partículas.
 
Esta ação visa a promoção da ciência junto dos jovens da RAM que frequentam os 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, especialmente motivados para a disciplina de Física. A ação irá contar com a participação de mais de cem alunos e cerca de quinze professores do Ensino Secundário.
 
A ação começa com uma apresentação sobre os fundamentos da Física de Partículas e as técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos. Em seguida, serão fornecidos aos alunos um conjunto de imagens de acontecimentos nucleares reais, adquiridos em experiências realizadas no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), para eles as classificarem por categorias segundo o tipo de acontecimento. Os resultados serão depois associados aos dos vários grupos. No fim, os resultados obtidos pelos alunos serão discutidos com cientistas do CERN por meio de uma Videoconferência. Em suma, os alunos serão cientistas por um dia, com as mãos nas partículas!  
 
Esta edição da Master Classes em Física de Partículas é numa iniciativa conjunta do Departamento de Física da Universidade da Madeira e do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Lisboa. Esta iniciativa decorre no âmbito do programa internacional desenvolvido pelo Grupo Internacional para a Divulgação da Física de Partículas, que vai na sua 13ª edição.
 
A nível nacional, o programa conta com o apoio financeiro da Agência Ciência Viva e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e ainda com o apoio logístico das instituições onde o evento se realiza. A nível internacional, o programa conta com o apoio financeiro das seguintes entidades: CERN, Divisão de Alta Energia e Física de Partículas da Sociedade Europeia de Física, Universidade Técnica de Dresden, Fundação Nacional para a Ciência e Departamento de Energia dos Estados Unidos da América.

Local : Campus da Penteada

Voltar