Entrada Conferências

A Liberdade do Cristão - 500 Anos Reforma Luterana 2017

Calendário de Eventos help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Categories
Ver por categorias
Search
Procurar
A Liberdade do Cristão - 500 Anos Reforma Luterana 2017
Terça-feira, 14 Março 2017, 14:30 - 19:00
 SIMPÓSIO “A LIBERDADE DO CRISTÃO”
 
EXPOSIÇÃO “#HereIstand”
 
14 março – 14h30 às 19h00 – Auditório da Reitoria e Sala dos Arcos (Colégio dos Jesuítas)


Em 2017, comemora-se os 500 anos da Reforma Protestante. Para assinalar a data, a Universidade da Madeira (UMa), através do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, da Faculdade de Artes e Humanidades, em colaboração com a Igreja Evangélica Alemã na Madeira, vai organizar, no dia 14 de março de 2017, o Simpósio “A Liberdade do Cristão” e inaugurar a exposição “#HereIstand”. 
 
A exposição vai ser inaugurada, pelas 14h30, na Sala dos Arcos, pela Pastora da Igreja Evangélica Alemã na Madeira, Drª Ilse Everlien Berardo, e pela Profª Doutora Martina Emonts, docente da unidade curricular de Culturas de Expressão Alemã, do 3º ano do 1º ciclo de Línguas e Relações Empresariais da UMa. Estarão presentes os estudantes da referida unidade curricular, que foram responsáveis pela tradução dos textos da exposição para a língua portuguesa.
 
A sessão de abertura do Simpósio está agendada para as 15h00, no Auditório do Colégio dos Jesuítas, e será presidida pelo Reitor da UMa, Professor Doutor José Carmo. 
 
O Prof. Doutor Nelson Veríssimo, da Faculdade de Ciências Sociais da UMa, dá início aos trabalhos com o tema “A Reforma e a Génese da Educação Pública”. Seguem-se as intervenções da Drª Ilse Everlien Berardo, Pastora da Igreja Evangélica Alemã na Madeira, e do Prof. Doutor Viriato Soromenho-Marques, da Universidade de Lisboa, respetivamente, com os temas “A Singularidade da Reforma Protestante” e “Lutero, a Grandeza Tensional de um Fundador da Modernidade”. A derradeira intervenção vai estar a cargo de D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal, com o tema “As Perspectivas Ecuménicas para ultrapassar o Confessionalismo”.
 
Após as intervenções, terá lugar um debate entre os oradores e o público sobre “A Dialética da Reforma Religiosa”.
 
O simpósio encerra, às 18h30, com um momento musical e um Madeira de Honra.
 

Local : Auditório da Reitoria e Sala dos Arcos, Colégio dos Jesuítas
Entrada livre

Voltar