Entrada Lista de Eventos

Três passos para maximizar as oportunidades de aprendizagem e sucesso educativo

Calendário de Eventos help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Categories
Ver por categorias
Search
Procurar
Três passos para maximizar as oportunidades de aprendizagem e sucesso educativo
Quinta-feira, 15 Dezembro 2016, 14:30 - 16:00
SEMINÁRIO
 
 
TRÊS PASSOS PARA MAXIMIZAR AS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM E SUCESSO EDUCATIVO
 
 
15 dezembro – 14h30 às 16h00 – Sala 23 (Campus da Penteada)


“Três passos para maximizar as oportunidades de aprendizagem e sucesso educativo” é o tema do Seminário que a Universidade da Madeira, através do Departamento de Psicologia, vai promover no dia 15 de dezembro.
 
O seminário terá lugar na sala 23, no piso 1 do Campus da Penteada, entre as 14h30 e as 16h00, e será conduzido por Gina Lemos, doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho e investigadora em Pós-Doutoramento no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, com projeto centrado na diferenciação cognitiva e rendimento académico em adolescentes portugueses, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.  
 
Gina Lemos é autora da Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC) e coautora da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR). Desenvolve trabalhos e participa em estudos com colegas do Brasil, Moçambique, Espanha, Holanda e Reino Unido. É autora de capítulos de livros e artigos em revistas especializadas, nos domínios da Psicologia da Educação e Desenvolvimento Cognitivo, publicados.
 
Garantir que todos os jovens completam uma educação gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade, e desenvolvam uma aprendizagem efetiva e relevante ao longo da vida é definido pela UNESCO como um objetivo estruturante da sociedade global para o desenvolvimento sustentável (UIS, 2016). A promoção da aprendizagem e do sucesso académico só se consegue quando se responde às necessidades e às capacidades dos estudantes. É precisamente neste âmbito que a avaliação das habilidades cognitivas dos nossos jovens assume-se capital.
 
Deste modo, pretende-se com este seminário contribuir para uma reflexão alargada sobre uma das atividades mais relevantes do (a) psicólogo (a) a atuar em contextos educativos e apresentar uma ferramenta atual, precisa, válida e teoricamente sustentada, que se propõe pertinente na demanda da educação com qualidade.
 
O seminário tem entrada livre e é dirigido aos alunos de Psicologia (1º e 2º ciclos) e psicólogos (orientadores de estágio). Aos participantes será atribuído certificado de presença.
 
Local : Sala 23, piso 1, Campus da Penteada

Voltar