Três passos para maximizar as oportunidades de aprendizagem e sucesso educativo |
|
|
|
Thursday, 15 December 2016, 14:30 - 16:00
|
|
SEMINÁRIO TRÊS PASSOS PARA MAXIMIZAR AS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM E SUCESSO EDUCATIVO 15 dezembro – 14h30 às 16h00 – Sala 23 (Campus da Penteada)
“Três passos para maximizar as oportunidades de aprendizagem e sucesso educativo” é o tema do Seminário que a Universidade da Madeira, através do Departamento de Psicologia, vai promover no dia 15 de dezembro. O seminário terá lugar na sala 23, no piso 1 do Campus da Penteada, entre as 14h30 e as 16h00, e será conduzido por Gina Lemos, doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho e investigadora em Pós-Doutoramento no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, com projeto centrado na diferenciação cognitiva e rendimento académico em adolescentes portugueses, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Gina Lemos é autora da Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC) e coautora da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR). Desenvolve trabalhos e participa em estudos com colegas do Brasil, Moçambique, Espanha, Holanda e Reino Unido. É autora de capítulos de livros e artigos em revistas especializadas, nos domínios da Psicologia da Educação e Desenvolvimento Cognitivo, publicados. Garantir que todos os jovens completam uma educação gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade, e desenvolvam uma aprendizagem efetiva e relevante ao longo da vida é definido pela UNESCO como um objetivo estruturante da sociedade global para o desenvolvimento sustentável (UIS, 2016). A promoção da aprendizagem e do sucesso académico só se consegue quando se responde às necessidades e às capacidades dos estudantes. É precisamente neste âmbito que a avaliação das habilidades cognitivas dos nossos jovens assume-se capital. Deste modo, pretende-se com este seminário contribuir para uma reflexão alargada sobre uma das atividades mais relevantes do (a) psicólogo (a) a atuar em contextos educativos e apresentar uma ferramenta atual, precisa, válida e teoricamente sustentada, que se propõe pertinente na demanda da educação com qualidade. O seminário tem entrada livre e é dirigido aos alunos de Psicologia (1º e 2º ciclos) e psicólogos (orientadores de estágio). Aos participantes será atribuído certificado de presença. |
Location : Sala 23, piso 1, Campus da Penteada |
Back
|