Entrada Conferências

Visita guiada à Sé do Funchal, orientada por Rui Carita

Events Calendar help
Flat View
See by year
Monthly View
See by month
Weekly View
See by week
Daily View
See Today
Categories
See by categories
Search
Search
Visita guiada à Sé do Funchal, orientada por Rui Carita
Tuesday, 15 November 2016, 18:30
 VISITA GUIADA
 
 
SÉ DO FUNCHAL
 

15 novembro – 18h30 – Sé do Funchal


Após a realização de diversas tertúlias temáticas, o Clube Ateneu do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira (UMa) promove, no dia 15 de novembro, uma visita guiada à Sé do Funchal, orientada por Rui Carita.

A participação na visita é gratuita e o ponto de encontro será na entrada principal da Sé do Funchal, às 18h30.
   
A diocese do Funchal celebrou em 2014 o 500.º aniversário da sua criação com um importante congresso internacional e uma magnífica exposição de Arte Sacra. Por essa altura, acabou-se a reabilitação do retábulo e cadeiral manuelinos, com o imprescindível apoio da World Monuments Fund (WMF), constituindo, com o pequeno altar da mesma época, o único conjunto manuelino do espaço nacional conservado completo no seu local original. Aguarda-se, entretanto, a possibilidade de continuar esse trabalho de reabilitação, agora em relação aos tetos mudéjares, o maior conjunto existente no território português.  

Com esta visita pretende-se, para além da análise sumária destes trabalhos e da articulação interior da Sé, compreender como se foram constituindo todos estes elementos e que jogo de forças políticas e económicas permitiram depois a sua sustentabilidade, quanto tal não aconteceu nas suas congéneres portuguesas.
  
O orientador da visita é professor catedrático aposentado de Arte e Design da UMa, onde continua a lecionar, tendo sido também Vice-Reitor e Pró-Reitor para a área de Projetos Científicos. Rui Carita foi ainda professor convidado da Universidade de Pisa, em Itália, e assessor para a recuperação de património, na Universidade de Santa Catarina, no Brasil e, atualmente, do emirado de Sarjah, nos Emirados Árabes Unidos. É membro do CLEPUL da Universidade Clássica de Lisboa, do Instituto de Arqueologia e Paleociências da Universidade Nova, dos Institutos Históricos e Geográficos de Santa Catarina e de São Paulo, no Brasil, membro da Comissão de História Militar Portuguesa; desde julho de 2015, membro da Academia Portuguesa da História, entre outros. Tem cerca de 50 livros publicados e 200 outras publicações, tendo orientado e arguido teses de Mestrado e Doutoramento em universidades portuguesas, italianas, espanholas e marroquinas, assim como participado em júris nessas universidades, especialmente nas áreas de Património Edificado, Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia, e Artes Decorativas.  Um dos seus últimos trabalhos foi A Sé do Funchal: 1514-2014, editado pela DRAC, com coordenação do Dr. Marcelino de Castro e apresentado neste edifício, a 29 de julho de 2015, pela Doutora Cristina Trindade.    

Após a visita guiada segue-se um jantar-debate, no Restaurante Café Ateneu. A participação está limitada à capacidade do restaurante e requer marcação prévia, até ao dia 14 de novembro.
 

Location : Sé do Funchal

Back