Entrada Conferências

Tertúlia 'Água de Giro'

Calendário de Eventos help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Categories
Ver por categorias
Search
Procurar
Tertúlia 'Água de Giro'
Terça-feira, 19 Abril 2016, 18:30
TERTÚLIA
 

ÁGUA DE GIRO


19 abril  – 18h30 – Auditório da Reitoria (Colégio dos Jesuítas)



‘Água de Giro’ é o tema da próxima tertúlia do Clube Ateneu do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira (UMa), agendada para o dia 19 de abril, pelas 18h30, no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas.

Os madeirenses, apertados entre o Atlântico e as montanhas vulcânicas, tiveram engenho e forças para criar uma soberba paisagem agrária. A armação dos socalcos e a abertura das levadas para o transporte da água fertilizadora são obras maiores do património da humanidade. Para edificar os poios foi preciso partir o basalto e esboroar os tufos vulcânicos. Pedra sobre pedra foram construídos muros sem fim. O solo transportado às costas por íngremes caminhos de pé posto foi enchendo tabuleiros, que produzem comida e bebida há quase seis séculos. Com temperaturas habitualmente acima dos 15ºC e com a água de giro, as minúsculas explorações agrícolas começaram a produzir doze meses por ano.

O orador convidado para abordar este tema é Raimundo Quintal, Doutorado em Geografia Física pela Universidade de Lisboa e investigador no Centro de Estudos Geográficos, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, daquela Universidade.

Raimundo Quintal é autor de diversas obras sobre Ecologia, Biogeografia e Educação Ambiental e autor e realizador de documentários sobre património natural e cultural, exibidos em televisões nacionais e internacionais. Foi distinguido com o “Prémio QUERCUS 2012” e é coordenador do projeto de recuperação da biodiversidade, que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal vem realizando no maciço montanhoso do Pico do Areeiro, Ilha da Madeira, desde 2001.

Após a tertúlia segue-se um jantar-debate, no Restaurante Café Ateneu. A participação na tertúlia é livre. O jantar-debate requer marcação até ao dia 18 de abril.
 
 
 
Local : Auditório da Reitoria, Colégio dos Jesuítas

Voltar