Entrada Conferências

Inauguração da Exposição de Pintura «ESTILO MAISON» de Filipa Venâncio

Events Calendar help
Flat View
See by year
Monthly View
See by month
Weekly View
See by week
Daily View
See Today
Categories
See by categories
Search
Search
Inauguração da Exposição de Pintura «ESTILO MAISON» de Filipa Venâncio
Thursday, 05 November 2015, 18:00
I COLÓQUIO INTERNACIONAL INSULA
 

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE PINTURA «ESTILO MAISON» DE FILIPA VENÂNCIO


05 novembro – 18h00 – Sede da Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitetos


É inaugurada amanhã, dia 05 de novembro, às 18h00, na Sede da Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitetos, a exposição de pintura «Estilo Maison», de Filipa Venâncio.

A exposição, promovida pela Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitetos em parceria com a Comissão Organizadora do I Colóquio Internacional INSULA. Discursos Periféricos da(s) Modernidade(s), enquadra-se na investigação do território temático a que a pintora Filipa Venâncio recorrentemente retorna: o da possibilidade da casa na pintura. Uma abordagem que, na sua obra, vem oscilando entre a representação da casa vista de fora e o interior desta, com acessórios de permeio.

A respeito desta sua exposição, Filipa Venâncio afirma: "a evocação da casa enquanto arquétipo e objeto do meu trabalho de pintura, procura sondar a problematização da interseção entre a representação pictórica e a arquitetura na contemporaneidade.
A espacialidade ligada a volumetrias arquitetónicas projetadas e aleatórias que privilegia a estética do inacabado, do acrescento, da ruína contemporânea e do não projetado (arquitetura de fim de semana), aliadas a um certo vazio e abandono constituem os tópicos daquilo que é explorado neste trabalho. A de uma construção poética, imbuída de ironia, a que a escolha do título não é indiferente."

O catálogo-opúsculo da exposição conta com dois textos de apresentação: um assinado por Duarte da Encarnação, investigador do UMa-CIERL e docente de Artes Visuais na Faculdade de Artes e Humanidades da UMa; outro de autoria de Rui Campos Matos, arquiteto e presidente da Delegação Regional da Ordem dos Arquitetos.
 
 
 
Location : Sede da Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitetos
A exposição estará patente até 30 de novembro. A entrada é livre

Back