Entrada Conferências

Sem Razões para Aprender Estatística | Médias de Ordem Real versus Médias de Ordem Zero

Calendário de Eventos help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Categories
Ver por categorias
Search
Procurar
Sem Razões para Aprender Estatística | Médias de Ordem Real versus Médias de Ordem Zero
segunda-feira, 09 Fevereiro 2015, 15:00 - 16:30

 

 

 PALESTRAS


 ‘SEM RAZÕES PARA APRENDER ESTATÍSTICA (E UMA PARA APRENDER ORTOGRAFIA’



‘MÉDIAS DE ORDEM REAL VERSUS MÉDIAS DE ORDEM
ZERO NA ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS DE
ACONTECIMENTOS RAROS’


09 fevereiro  – Anfiteatro 7 (Campus Universitário da Penteada)


Dinis Duarte Pestana e Maria Ivette Gomes, Professores Catedráticos aposentados da Universidade de Lisboa, vão proferir, no dia 09 de fevereiro, no anfiteatro 7, do Campus da Penteada, as palestras ‘Sem Razões para Aprender Estatística (e Uma para Aprender Ortografia)’ e ‘Médias de Ordem Real versus Médias de Ordem Zero na Estimação de Parâmetros de Acontecimentos Raros’.


Na palestra ‘Sem Razões para Aprender Estatística (e Uma para Aprender Ortografia)‘, agendada para as 15h00, serão apresentados alguns exemplos do bom uso e do abuso da Estatística, para defender a ideia de que alguma informação estatística é um direito de todos, pois constitui uma vantagem.


Já na palestra ‘Médias de Ordem Real versus Médias de Ordem Zero na Estimação de Parâmetros de Acontecimentos Raros’, com início previsto para as 16h30, serão ilustradas as mais-valias das médias-de-ordem-p das estatísticas no processo de estimação do parâmetro de interesse. Um dos exemplos clássicos em teoria de valores extremos, com o qual serão ilustrados essas vantagens, é o estimador de Hill.


Ambas as palestras têm entrada livre e são abertas a todo o público interessado. Os participantes que necessitem de um certificado de presença deverão solicitá-lo antecipadamente através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . Essa solicitação deve incluir o nome a constar no referido certificado.

 

 


Local : Anfiteatro 7, Piso 3, Campus Universitário da Penteada

Voltar