Entrada Conferências

Caos e Complexidade - a ordem escondida

Events Calendar help
Flat View
See by year
Monthly View
See by month
Weekly View
See by week
Daily View
See Today
Categories
See by categories
Search
Search
Caos e Complexidade - a ordem escondida
Tuesday, 03 February 2015, 18:30
TERTÚLIA
 

CAOS E COMPLEXIDADE – A ORDEM ESCONDIDA


03 fevereiro – 18h30 – Auditório da Reitoria (Colégio dos Jesuítas)



O Clube Ateneu do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira vai dar início, em fevereiro de 2015, a uma série de tertúlias mensais temáticas.      
         
A primeira dessas tertúlias terá lugar no dia 03 de fevereiro, pelas 18h30, no auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas, e irá versar sobre o tema do “Caos e Complexidade – a ordem escondida”. A dinamização vai estar a cargo da Professora Doutora Ana Isabel Portugal.   

Na Física Clássica, acreditava-se que mesmo as mais complicadas situações do mundo real podiam ser modeladas por iterações de leis simples e, como tal, eram previsíveis.      
 
No início do século vinte, com a teoria quântica revolucionariamente desenvolvida por Max Planck, seguida da proposta da teoria da relatividade de Albert Einstein, verificou-se que o comportamento de sistemas físicos, mesmo dos relativamente simples, era imprevisível.
 
A ciência rapidamente se virou para este paradigma e englobou o estudo da incerteza e da imprevisibilidade na interpretação dos acontecimentos do dia-dia.    
         
Teoria do Caos ou, mais recentemente, Teoria da Complexidade, são termos genéricos pelos quais ficou conhecido este novo modelo de funcionamento das coisas, e que vai estar em análise nesta primeira tertúlia.         
                    
Após a tertúlia, segue-se um jantar debate no Café Ateneu. A participação na tertúlia é livre. O jantar debate requer marcação até ao dia 02 de fevereiro através do correio eletrónico This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  
 
Location : Auditório da Reitoria, Colégio dos Jesuítas

Back