Entrada Lista de Eventos

Projeto PEVs - Promoção de Estilos de Vida Saudaveis em contexto escolar

Calendário de Eventos help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Categories
Ver por categorias
Search
Procurar
Projeto PEVs - Promoção de Estilos de Vida Saudaveis em contexto escolar
Quarta-feira, 05 Novembro 2014, 15:00 - 17:00
 CONFERÊNCIA DE APRESENTAÇÃO
 

PROJETO PEVs - PROMOÇÃO DE ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS EM CONTEXTO ESCOLAR


05 de novembro – 15h00 – Auditório da Escola Básica dos 2 e 3 Ciclos de Santo António


A Universidade Madeira (UMa) realiza uma conferência para apresentação do projeto PEVs - Promoção de Estilos de Vida Saudáveis em contexto escolar, no próximo dia 05 de novembro.        

A conferência tem início agendado para as 15h00, no Auditório da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Santo António, e irá contar com a presença da Pró-Reitora da UMa, Professora Doutora Custódia Drumond; do Secretário Regional da Educação e dos Recursos Humanos, Dr. Jaime Freitas; do Diretor Regional da Educação, Dr. João Estanqueiro, e do Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Santo António, Professor Vítor Gomes.               

O PEVs nasceu no seio da unidade curricular Projeto de Desenvolvimento Pessoal da licenciatura em Enfermagem da Universidade da Madeira (2001-2015) e resulta de uma parceria entre o Centro de Competência de Tecnologias da Saúde (CCTS) e a Secretaria Regional da Educação e dos Recursos Humanos.                        
 
Este projeto integra a linha de investigação – Saúde Comunitária e Educação para a Saúde, do CCTS e engloba as várias fases de metodologia de projeto de intervenção em saúde na comunidade, numa perspetiva de investigação-ação.              
 
A intervenção da equipa do projeto PEV’s incide numa comunidade escolar, especificamente nos jovens da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Santo António, e vai ao encontro aos objetivos do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2012-2016, nomeadamente na promoção de contextos favoráveis à saúde ao longo da vida, ou seja, promover a saúde e prevenir a morbilidade através da adoção de comportamentos e vivências saudáveis. Além disso, a comprovar a pertinência do projeto, tem-se que o Plano Regional de Saúde (PRS, 2003) enfatiza a necessidade de intervir, junto dos jovens, em aspetos que contemplam hábitos alimentares, atividade física, tabagismo, consumo de drogas ilícitas e consumo excessivo de álcool.            
        
Ultrapassadas as fases de diagnóstico de saúde (2012-2013) com a identificação das áreas prioritárias de intervenção – alimentação, saúde oral, exercício físico e consumo de substâncias, e a fase de planeamento da intervenção (2013-2014), tem-se no presente ano letivo a implementação das mesmas que decorrem de 10 a 26 de novembro. Nesta incluem-se como estratégias a criação de página web, sessões de educação e uma feira da saúde com atividades lúdicas, interativas e educativas.

Local : Auditório da Escola Básica dos 2 e 3 Ciclos de Santo António
Entrada livre

Voltar