CONFERÊNCIA DE APRESENTAÇÃO PROJETO PEVs - PROMOÇÃO DE ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS EM CONTEXTO ESCOLAR
05 de novembro – 15h00 – Auditório da Escola Básica dos 2 e 3 Ciclos de Santo António
A Universidade Madeira (UMa) realiza uma conferência para apresentação do projeto PEVs - Promoção de Estilos de Vida Saudáveis em contexto escolar, no próximo dia 05 de novembro.
A conferência tem início agendado para as 15h00, no Auditório da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Santo António, e irá contar com a presença da Pró-Reitora da UMa, Professora Doutora Custódia Drumond; do Secretário Regional da Educação e dos Recursos Humanos, Dr. Jaime Freitas; do Diretor Regional da Educação, Dr. João Estanqueiro, e do Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Santo António, Professor Vítor Gomes.
O PEVs nasceu no seio da unidade curricular Projeto de Desenvolvimento Pessoal da licenciatura em Enfermagem da Universidade da Madeira (2001-2015) e resulta de uma parceria entre o Centro de Competência de Tecnologias da Saúde (CCTS) e a Secretaria Regional da Educação e dos Recursos Humanos.
Este projeto integra a linha de investigação – Saúde Comunitária e Educação para a Saúde, do CCTS e engloba as várias fases de metodologia de projeto de intervenção em saúde na comunidade, numa perspetiva de investigação-ação. A intervenção da equipa do projeto PEV’s incide numa comunidade escolar, especificamente nos jovens da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Santo António, e vai ao encontro aos objetivos do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2012-2016, nomeadamente na promoção de contextos favoráveis à saúde ao longo da vida, ou seja, promover a saúde e prevenir a morbilidade através da adoção de comportamentos e vivências saudáveis. Além disso, a comprovar a pertinência do projeto, tem-se que o Plano Regional de Saúde (PRS, 2003) enfatiza a necessidade de intervir, junto dos jovens, em aspetos que contemplam hábitos alimentares, atividade física, tabagismo, consumo de drogas ilícitas e consumo excessivo de álcool. Ultrapassadas as fases de diagnóstico de saúde (2012-2013) com a identificação das áreas prioritárias de intervenção – alimentação, saúde oral, exercício físico e consumo de substâncias, e a fase de planeamento da intervenção (2013-2014), tem-se no presente ano letivo a implementação das mesmas que decorrem de 10 a 26 de novembro. Nesta incluem-se como estratégias a criação de página web, sessões de educação e uma feira da saúde com atividades lúdicas, interativas e educativas.
|