Entrada Lista de Eventos

Física de Plasmas: investigação sobre o quarto estado da matéria

Calendário de Eventos help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Categories
Ver por categorias
Search
Procurar
Física de Plasmas: investigação sobre o quarto estado da matéria
Terça-feira, 27 Maio 2014, 11:00
SEMINÁRIO
 

FÍSICA DE PLASMAS: INVESTIGAÇÃO SOBRE O QUARTO ESTADO DA MATÉRIA


27 maio – 11h00 – Sala 0.57 (Campus Universitário da Penteada)



A Universidade da Madeira promove no próximo dia 27 de maio, a partir das 11h00, o seminário intitulado ‘Física de Plasmas: investigação sobre o quarto estado da matéria’ , que terá como orador o Professor Doutor Bruno Soares Gonçalves, Presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico (IPFN).      
 
Será que algum dia iremos controlar a energia das estrelas? Podemos criar combustíveis limpos? Teremos capacidade de construir aceleradores maiores que o LHC no CERN? A resposta a estas e muitas outras perguntas está ao alcance da Ciência e Engenharia dos Plasmas (CEP), uma área multidisciplinar que engloba alguns dos mais interessantes temas de investigação fundamental e aplicada da actualidade, que está no limiar de uma nova era, esperando-se descobertas extraordinárias na próxima década.   
 
O seminário irá abordar o estado da arte da CEP enfatizando a contribuição do IPFN para o programa europeu de Fusão, e em particular, o esforço desenvolvido para o futuro reator experimental ITER.                               
 
 O Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear” (IPFN) é uma Unidade de Investigação do Instituto Superior Técnico” (IST) com competências em Física, Engenharia e Tecnologias de Plasmas, Fusão Nuclear Controlada, Lasers e Fotónica e Computação Avançada. Este leque de competências permite ao IPFN ter uma participação importante nos projetos e nos programas de investigação da União Europeia mais marcantes e de maior dimensão como, por exemplo, o JET, ITER, HiPER, ELI e ESA. A participação é feita através da colaboração nas atividades científicas e técnicas daqueles projetos e na participação ativa nos seus órgãos de gestão.                           
 
Este seminário terá lugar na sala 0.57 do Campus Universitário da Penteada. É gratuito e aberto à comunidade académica e ao público em geral com interesse nesta área de investigação da física e da tecnologia.
 
Local : Sala 0.57, Campus Universitário da Penteada

Voltar