Entrada Conferências

Estudos sobre Variedades do Português Falado

Events Calendar help
Flat View
See by year
Monthly View
See by month
Weekly View
See by week
Daily View
See Today
Categories
See by categories
Search
Search
Estudos sobre Variedades do Português Falado
Thursday, 24 April 2014, 14:00 - 18:00
 CONFERÊNCIA


ESTUDOS SOBRE VARIEDADES DO PORTUGUÊS FALADO


24 abril – 14h00 – Sala do Senado (Campus Universitário da Penteada)
 


A Universidade da Madeira (UMa), através do Centro de Competência de Artes e Humanidades (CCAH), vai realizar no dia 24 de abril, entre as 14h00 e as 18h00, na Sala do Senado, piso-2 do Campus Universitário da Penteada, a conferência intitulada “Estudos sobre Variedades do Português Falado”.       
 
A sessão de abertura terá lugar às 14h00 e contará com a presença do Presidente do CCAH, Professor Doutor Paulo Miguel Rodrigues. Pelas 14h30, as Professoras Doutoras Sílvia Figueiredo Brandão e Sílvia Rodrigues Vieira, doutoradas em Letras Vernáculas e docentes do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, irão abordar os seguintes temas: “A concordância nominal em português falado: comparação entre diferentes variedades” e “A Concordância verbal em português falado: comparação entre o Rio de Janeiro e o Funchal”. A moderação das conferências estará a cargo da Professora Doutora Aline Maria Bazenga, docente de Linguística Portuguesa e diretora dos Cursos de Ciências da Cultura da UMa. A conferência tem entrada livre e é dirigida à Academia e público em geral.                           
 
Sílvia Figueiredo Brandão coordenou, entre 1994 e 1996, o GT de Sociolinguística da ANPOLL, e, entre 2000 e 2004, o Projeto VARPORT (Análise Contrastiva de Variedades do Português), de Cooperação Internacional - CAPES-GRICES (Brasil-Portugal). Autora de A geografia linguística no Brasil (São Paulo: Ática, 1991), com publicações no Brasil e no exterior, organizou, com a Professora Doutora Maria Antónia Mota, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), Análise contrastiva de variedades do Português: primeiros estudos (Rio de Janeiro: In-Fólio, 2003), e, com Silvia Rodrigues Vieira, Morfossintaxe e ensino de Português: reflexões e propostas (Fac.Letras-UFRJ, 2004) e Ensino de gramática: descrição e uso (São Paulo: Contexto, 2007). Atualmente é vice-coordenadora do Projeto 21 da ALFAL e coordenadora, no Brasil, do Projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português, que reúne pesquisadores de universidades brasileiras e das universidades de Santiago de Compostela, de Lisboa e de Coimbra.                            
 
A preletora do segundo tema, Silvia Rodrigues Vieira, é Professora-Pesquisadora da FAPERJ, premiada pelo Edital Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (2011) e autora de diversos artigos científicos, com publicações no Brasil e no exterior. Organizou, com a Professora Doutora Maria Antónia Mota, do CLUL, o Vol. 12, n. 2, do Journal of Portugueses Linguistics (Colibri-AEJPL), recentemente lançado em 2013, e, com Silvia Figueiredo Brandão, Morfossintaxe e ensino de Português: reflexões e propostas (Fac. Letras-UFRJ, 2004) e Ensino de gramática: descrição e uso (São Paulo: Contexto, 2007). No período de 2008 a 2011 coordenou com a Professora Doutora Maria Antónia Mota, o Projeto Estudo comparado dos padrões de concordância em variedades africanas, brasileiras e européias do Português (CAPES-GRICES/ICTII). Atualmente é coordenadora do Projeto 21 da ALFAL, de caráter internacional, e dos Projetos Contínuos de variação e a pluralidade de normas: o uso e a ordem dos pronomes em Português e Variação e ensino: diagnose e atividades didático-pedagógicas, desenvolvidos no Brasil.

Location : Sala do Senado, Piso - 2, Campus Universitário da Penteada
Entrada livre

Back