Estruturação do conhecimento para registos médicos informatizados e interoperacionalidade dos sistem |
|
|
|
Quarta-feira, 18 Dezembro 2013, 16:00
|
|
 PALESTRA ESTRUTURAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA REGISTOS MÉDICOS INFORMATIZADOS E INTEROPERACIONALIDADE DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÉDICOS
18 dezembro – 16h00 – Sala de aulas (piso - 2 do Madeira Tecnopólo)
Mauricio Almeida, Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Brasil, profere amanhã, dia 18 de dezembro, pelas 16h00 na Universidade da Madeira, a palestra “Estruturação do conhecimento para registos médicos informatizados e interoperacionalidade dos sistemas de informação médicos”.
A palestra, promovida pelo Madeira Interactive Technologies Institute, tem como objetivo explorar e apresentar as características dos dois tipos principais de instrumentos de representação utilizados para fundamentar sistemas de informação médica: os chamados modelos de informação e as ontologias. No decorrer da palestra será também apresentado um projeto em curso para a representação do conhecimento médico, bem como as estratégias para a aquisição de conhecimento e as interfaces utilizadas para avaliação médica e conceptualização de conhecimento.
O preletor convidado é Professor Associado do Departamento de Teoria da Informação e Gestão da UFMG. É doutorado em Ciência da Informação pela UFMG e passou a sua licença sabática na Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, com o Grupo de Investigação em Ontologia liderado por Barry Smith. Os seus principais interesses de investigação são a representação do conhecimento e ontologias aplicadas. Outras áreas de interesse incluem sistemas de classificação, modelagem e vocabulário biomédico.
|
Local : Sala de aulas (classroom) situada no piso-2 do Madeira Tecnopólo |
É de entrada livre |
Voltar
|