Entrada Missão e Visão

Missão e Visão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A formulação da Visão e da Missão da Universidade, por afirmarem aquilo que somos e queremos ser, delimitando e indicando o caminho que devemos seguir, é um passo fundamental para a compreensão do nosso Plano Estratégico.

Visão

A Universidade da Madeira, uma instituição pública, jovem, dinâmica, aberta e atenta às necessidades do arquipélago e da zona Euro-atlântica, pretende preparar os seus estudantes para serem cidadãos completos da sociedade global do século XXI e, através do seu carácter empreendedor, da qualidade da sua investigação e do seu espírito de serviço, contribuir para o desenvolvimento económico, social e cultural da Madeira, de Portugal e do Mundo.

Missão

A missão da Universidade da Madeira é encontrar soluções adequadas, num quadro de responsabilidade, equidade e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento e afirmação da Madeira e do País num mundo globalizado e dinâmico.

  • Existimos para preparar os nossos estudantes para os desafios da sociedade global, transmitindo-lhes conhecimento científico, competência técnica e uma formação transversal que os transforme em cidadãos do mundo, criativos e independentes, responsáveis e profissionais, tolerantes e atentos aos desafios ambientais, culturais e humanos duma sociedade que se pretende sustentável e equitativa.
  • Existimos para colaborar com a comunidade, os governos, as empresas, as associações profissionais e instituições de ensino superior e investigação, descobrindo, disseminando e aplicando o conhecimento, para o seu desenvolvimento económico, social e cultural.
  • Existimos para colaborar na evolução da Madeira e das comunidades envolventes, abrindo-as ao mundo, afirmando e valorizando a sua identidade cultural e respondendo às suas necessidades específicas no âmbito da formação, da investigação e da cultura.
  • Desenvolvemos a nossa actividade procurando proporcionar aos nossos estudantes, académicos e funcionários, as melhores condições possíveis para que a formação e a investigação se realizem num quadro de excelência, equidade e tolerância.